segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RESENHA: PAIXÃO DE PRIMAVERA



Título: Paixão de Primavera
Autor: Célia Xavier de Camargo
Editora: Petit
N° de páginas: 359


SINOPSE:

Na Rússia dos czares, no início da primavera, um bando de cossacos, cansados de lutar, acampa numa aldeia dos Monteis Urais. Ludmila, uma linda camponesa, apaixona-se por Yuri, o líder dos guerreiros. Seduzido, ele a arrebata, contra sua vontade, e faz dela sua mulher. Dimitri, inconformado com o rapto, quer resgatar a amada, vingar-se derramando sangue. A adorada Ludmila é desejada, amada e traída. Em Moscou, no luxuoso palacete da extravagante madame Trussot, ela convive com aqueles que vendem o amor, mas só entregam o prazer. Se o conde Alexander – vítima de terrível obsessão –, é o seu tormento, Gregory, um rico comerciante, é sua maior esperança. Uma doce paixão de primavera ainda vive em seu coração, ameaçada pelo cruel e traiçoeiro inverno russo, devorador de almas e ilusões... 

RESENHA


     Paixão de Primavera relata a história de Ludmila, uma linda moça que vive com seus pais em uma pequena aldeia nos montes Urais, na Rússia. Apesar do ambiente simples em que cresceu, era uma moça de modos muito refinados. Em uma tarde de primavera, enquanto o povo da aldeia festeja a chegada do clima propício para o trabalho, Ludmila encanta a todos com sua dança cigana, principalmente um jovem cossaco que chega de surpresa com seu bando, deixando a todos amedrontados. Yuri Vanilevitch, o líder do bando se encanta por Ludmila e ela por ele, e dão início ao amor que transformará para sempre a vida de Ludmila.

"O cossaco abraçou-a com carinho, tentando transmitir-lhe seu calor. A proximidade dele produzia-lhe uma agradável sensação. De repente, ele ergueu seu rosto e beijou-a nos lábios, palpitantes de amor." Pág. 31

     Yuri e seus amigos ficam alguns dias na aldeia, mas na hora da partida ele percebe que não conseguirá viver sem seu grande amor, então arrebata Ludmila contra a sua vontade e parte com ela se debatendo em seus braços. Porém, Ludmila ama Yuri e depois de passado o susto, acabam por viver como marido e mulher, cada vez mais apaixonados.
     Dimitri, o melhor partido da aldeia e pretendente a futuro noivo de Ludmila, inconformado com o ocorrido, decide ir atrás dela com a intenção de trazê-la de volta. Encontra o bando e se finge amigo de Yuri e acaba conseguindo permanecer no grupo, afim de assim que surgir uma oportunidade, levar Ludmila de volta para a aldeia.
     Muitas coisas acontecem a partir deste ponto. Yuri é morto numa emboscada por Dimitri, deixando a bela Ludmila grávida sem ninguém para ajudá-la. Sem imaginar sorte pior para a sua vida, a moça se vê sozinha no mundo sem coragem de voltar para os pais devido à fuga dela com Yuri.
Ludmila enfrenta muitos problemas e sofre muito, mas ela é incansável e nesta jornada, vai conhecer pessoas iluminadas que a ajudarão a enfrentar cada obstáculo.
     A história é psicografada por Célia Xavier de Camargo e teve a ajuda espiritual do grande escritor russo Leon Tolstói, autor de Anna Karenina e Guerra e Paz. Psicografia segundo o vocabulário espírita é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos.
     O livro é de uma leveza na escrita que encanta e tem uma sutileza que faz o leitor suspirar. É uma história linda e recomendo a todos que gostam de romances espíritas e também para os que nunca leram nada no gênero, garanto que será um livro inesquecível.
Paixão de primavera é um romance com uma mensagem maravilhosa, que nos mostra que precisamos ser fortes, enfrentar os problemas sem deixar nos abater, nos dominar. O livro aborda assuntos como amor, perdão, conhecimento, espiritualidade entre outros. É um livro de leitura fácil, pois é de uma linguagem simples, fluída. A obra é definitivamente uma lição de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS MISERÁVEIS

   A história se passa em plena  Revolução Francesa  do  século XIX  entre duas grandes batalhas: a  Batalha de Waterloo  e os motins ...