quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RESENHA: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS


     Comprei o livro apenas pelo fato de ter gostado da capa. Deixei-o guardado por um longo período sem ao menos ler a sinopse, pois, este não era o livro prioridade ou obrigatório para minhas leituras. Um belo dia, enjoada de olhá-lo parado na estante, resolvi ler ao menos as primeiras páginas. O encanto foi imediato. Comecei a ler e só parei quando cheguei à última pagina. Que livro maravilhoso, me fez chorar diversas vezes ganhando seu lugar de destaque entre os livros que já li.

Título original:  The Book Thief 
Autor: Marcos Zusak
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 480

Zusak, M. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2008. 382 p.



RESENHA:

     O autor, Markus Zusak escreveu um romance maravilhoso, retratando com muita clareza os horrores do período Hitleriano, da Segunda Guerra Mundial. Uma jovem durante o período da Alemanha nazista lutando profundamente para defender seus princípios, por não se deixar manipular pelo horrível ideal de Hitler, ao passo que ela amadurece e aflora para o primeiro amor. Zusak ainda chama a atenção para algo importantíssimo: a força das palavras, a influência delas sobre o ser humano.
     O livro é uma narrativa da Morte, seu foco é a vida de Liesel e o que a ela for relacionado. Organiza-se em dez partes, cada qual com cerca de quarenta páginas, mais o prólogo onde a narradora apresenta a ela mesma e a nossa protagonista e ainda um epílogo falando sobre a morte de Liesel e o destino de alguns dos personagens secundários. Posteriormente há uma parte dedicada aos agradecimentos do autor e um trecho falando sobre ele.
      A narradora (a morte) mostra-se muito diferente do juízo que lhe fazemos. Em partes do livro ela busca dialogar com o leitor, mostrando que apesar de não ser humana, tem de certa forma sentimentos. Após apresentar-se ela explica o porquê de seu interesse em Liesel: “O que, por sua vez, me traz ao assunto de que lhe estou falando [...]. É a história de um desses sobreviventes perpétuos – uma especialista em ser deixada para trás.”. 
     “A menina que roubava livros” conta a história de uma menina de nome Liesel Meminger. Abandonados pela mãe sem condições de criá-los, ela e seu irmão são entregues para adoção a um casal na cidade alemã de Molching. Durante a viagem de trem com destino a cidade de seus pais adotivos Liesel encontra o seu irmão que viajava a seu lado, morto. No trajeto é feita uma parada para sepultar o menino, e, é no cemitério onde nossa protagonista faz o primeiro de seus roubos: um dos coveiros deixa cair um livro intitulado “Manual do Coveiro”. Liesel passa a viver com Hans e Rosa Hubermann. A partir de então, Liesel ao decorrer da história, recebe letramento, faz amizades e, passa a roubar livros da biblioteca da mulher do prefeito, Ilsa Hermann. Ao lado de seu amigo Rudy, constrói uma amizade solidária e uma conivência nos furtos, além de um amor puro e afetuoso.
     Ao final do livro, a cidade de Molching é bombardeada pelas forças Aliadas e, não em tempo as sirenes de alerta foram acionadas. Foi um massacre. Liesel foi, talvez, a única sobrevivente da Rua Himmel. Ela passara as noites no porão da humilde casa de número 33, escrevendo em seu livro – um diário que lhe fora presenteado por Ilsa Hermann alguns dias antes. Novamente órfã, Liesel é adotada por Ilsa Hermann e seu marido. Ilsa perdera o único filho alguns anos antes. Liesel Meminger cresce, vai morar em Sydney, constitui família e morre em idade avançada.
    A obra mostra o caos que foi a Alemanha nesse período: habitantes alemães passando fome com o racionamento de mantimentos, o receio de ser considerado um traidor por parte dos membros do partido nazista, a coerção para que todos se alistassem a esse partido e, a perseguição aos que se negavam. O fanatismo da maioria dos alemães na perseguição aos judeus e a quem não fosse etnicamente alemão. O sofrimento das famílias. Crueldades que expõem o lado mais nebuloso, mísero da natureza humana, capaz de horrorizar até mesmo a singular narradora (“os seres humanos me assombram”).



Fonte:
Farias, M.S. "Resenha de 'A menina que roubava livros', de Markus Zusak". Junho de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Olá tudo de bom ...
    Obrigada por seguir o meu blog .
    Também estou a seguir o seu , como poderá ver .
    Eu recomendei no +1
    Parabéns o seu blog está magnifico .


    Ernesto
    ernestocastanha.blogspot.com
    ernestocastanha.blgs.sapo.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido, o seu também está maravilhoso. Um grande beijo pra você.

      Excluir
  2. Parece ser muito bom esse livro.
    Na minha casa também nunca deixo faltar decoração de natal hehe

    Estou seguindo já <3

    ResponderExcluir

OS MISERÁVEIS

   A história se passa em plena  Revolução Francesa  do  século XIX  entre duas grandes batalhas: a  Batalha de Waterloo  e os motins ...