segunda-feira, 1 de abril de 2013

OS MISERÁVEIS

  

A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e a família dela e acaba sendo preso por isso. A injustiça de uma pena incomum, por um crime famélico criou um sentimento de rancor em seu coração, o que levou a várias tentativas de fuga, aumentando em quatorze anos sua pena, cumprindo no total, 19 anos nas galés por um pão roubado. Cumprida a pena, Jean é posto em liberdade condicional com a obrigação de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer. Valjean sai das galés com um sentimento vil, querendo se vingar da torpe sociedade preconceituosa, pois agora seu passaporte é amarelo, ou seja, está marcado pela desonra de ser um ex-forçadoComo ex-presidiário Valjean sente-se discriminado por todos, contudo tenta recomeçar a sua vida e redimir-se do tortuoso passado. Considerando-se livre, Jean Valjean quebra a condicional resultando na fuga contínua pela perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). Jean Valjean é o personagem principal que serve como ponto de encontro das histórias de outros personagens.
     Pessoas que vivem na ignorância, nas trevas, ou seja, analfabetos, sem estudos, sem oportunidade, debaixo da última camada social são expostos neste filme. As vidas dos personagens são simplesmente miseráveis, em todos aspectos. Miserável no sentido pleno da palavra, lidam com a pobreza extrema, por outro lado, lidam também com a miséria de caráter representada pela figura do casal Thénardier, por exemplo. Valgean não é um caso isolado de descriminação. Vêem-se no filme crianças abandonadas, prostitutas em meio ao frio vendendo seus corpos doentes por alguns trocados. Contudo, além da miséria e exploração, percebe-se também a solidariedade e a luta por melhores condições de vida. 
     O Bispo de Digne, Charles-François-Bienvenu Myriel, lhe estendeu a mão. Inimigo de qualquer preconceito abre as portas de seu simples lar para Jean, no qual, foi recebido como uma pessoa “normal”; arrumou a melhor cama e deu lhe de comer, tirando até mesmo da gaveta os talheres de prata, que somente usava para jantares com pessoas importantes. A vida de Jean Valjean após conhecer o Bispo nunca mais será a mesma, a partir desse ponto sua transformação ocorrerá, o primeiro passo é criar uma consciência. Poderemos acreditar que um ex-forçado das galés, prisioneiro violento de alta periculosidade, possa de espontânea vontade mudar para o bem? O Bispo conseguirá resgatar a alma que está enveredada no caminho do mal? Essas respostas são apenas alguns fatos que vocês saberão ao assistirem este filme.

Ficha técnica:
Diretor: Tom Hooper
Elenco: Anne Hathaway, Hugh Jackman, Russell Crowe, Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter, Amanda Seyfried,  Eddie Redmayne, Samantha Barks, Aaron Tveit, Colm Wilkinson, Ella Hunt, George Blagden, DanielHuttlestone, Bertie Carvel, Isabelle Allen, Frances Ruffelle, Alistair Brammer, Evie Wray, Kerry Ellis, Tim Downie, Killian Donnelly, Alexander Brooks, Fra Fee, Sophie Ellis, Jean-Marc Chautems, Jonny Purchase, Lily Laight, Linzi Hateley, Scott Stevenson, Nathanjohn Carter, Dick Ward, Nancy Sullivan, Gabriel Vick, Catherine Woolston, Jaygann Ayeh, Paul Leonard, Gino Picciano, Olivia Rose Aaron, Jackie Marks, Julia Worsley, AlisonTennant, Josh Wichard, Sara Pelosi, Henry Monk, Adebayo Bolaji, Sammy Harris, Adam Nowell, Rosa O’Reilly, Stevee Davies, Robyn North, James Charlton, Alice Fearn, Kelly-Anne Gower, Iwan Lewis, Jos Slovick, Richard Dalton, Matt Harrop, Mary Cormack, Gary Bland, Adam Pearce
Produção: Eric Fellner, Debra Hayward, Cameron Mackintosh
Roteiro: William Nicholson, baseado na obra de Victor Hugo
Fotografia: Danny Cohen
Trilha Sonora: Claude-Michel Schönberg
Ano: 2012
País: Reino Unido
Gênero: Musical
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Working Title Films / Cameron Mackintosh Ltd.

OS MISERÁVEIS

   A história se passa em plena  Revolução Francesa  do  século XIX  entre duas grandes batalhas: a  Batalha de Waterloo  e os motins ...